Dia Nacional de Prevenção de Acidentes
Acidente do trabalho consiste naquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa e que resulta em dano a saúde ou a integridade física do trabalhador (art. 19 da Lei nº 8.213/91).

O dia 27 de julho é marcado como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A gravidade do dano pode variar: de situações leves e temporárias, casos permanentes de perda ou redução da capacidade para o trabalho, adoecimento e até mesmo a morte. Por isso, precisamos entender as causas e como tais acidentes ocorrem. Mais do que isso, capacitar-se para as variadas formas de prevenção e evitar que isso se torne um problema ainda mais agravante. Confira a seguir.


Os acidentes do trabalho como problema de saúde pública

Infelizmente o Brasil é considerado um recordista mundial de acidentes de trabalho, com quatro mortes a cada hora e três acidentes de trabalho não fatais a cada minuto. Este é um problema não só para o acidentado, para o empresário ou para a Justiça do Trabalho, é uma questão social.

Apesar do senso comum, os acidentes não acontecem por acaso, eles são previsíveis e podem ser prevenidos, através de medidas de segurança, normas regulamentadoras (NR) e práticas de saúde ocupacional.

Ao cumprir sua jornada de trabalho, o colaborador passa a suportar dores, desconfortos e patologias, certo? No caso, tais dores tiveram origem em suas atividades laborais, e que muitas vezes poderiam ter sido evitadas ou amenizadas. Mas como? Através da adoção de campanhas de prevenção e conscientização, ou ainda ir além, com programas de promoção de saúde integrada.

Já para quem enfrenta uma rotina de trabalho em escritório, passando a maior parte do tempo sentado, existem medidas simples de prevenção que podem fazer parte de nosso hábito, como no caso da prática de exercício laboral, de alongamento e correção da postura.

Por isso, fique atento aos sinais. Avalie o perfil de sua equipe e ao cotidiano de cada colaborador no ambiente de trabalho.


Você sabia?

A Célebre Corretora disponibiliza uma ferramenta chamada TellQuest. Desenvolvida internamente, o intuito é que possamos a partir da colaboração dos funcionários, analisar o perfil de risco e gerenciar possíveis alertas, e claro, tomar medidas preventivas para garantir uma vida mais saudável. Através de um breve questionário e análise de nosso departamento de Gestão de Saúde, podemos contribuir para o acesso a saúde preventiva por meio do monitoramento de pontos de atenção. Tudo isso, visando propiciar que os tratamentos mais adequados sejam realizados. E por sua vez, contribuir para maior qualidade de vida de cada indivíduo.


+ Dicas para ir além:

FONTE: Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho – MPT e da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

A equiparação da doença ocupacional ao acidente de trabalho está prevista no artigo 21, inciso I, da Lei 8.213/91.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *